Nos games, Mario poderia nem ter existido se não fosse pelo marinheiro Popeye
Um dos símbolos mais icônicos da Nintendo, Mario só existe
por causa do Popeye. É isso mesmo: se não fosse pelo marinheiro, talvez o
encanador italiano mais amado de todo o mundo nem existisse. E tudo
aconteceu por causa de direitos autorais.
Aparecendo em mais de 200 jogos, Mario se tornou parte da cultura pop em todo o mundo, estampando, além dos games, uma imensidão de produtos, como bonecos, camisetas e itens de decoração. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele não era o personagem-título do primeiro jogo em que apareceu, quando ainda não era um encanador, e acabou surgindo como um substituto emergencial para o marinheiro.
No ocidente, o primeiro jogo oficialmente distribuído pela Nintendo se chamava Radar Scope, que já era o segundo arcade mais popular no Japão, perdendo somente para Pacman. Mas Radar Scope não fez o mesmo sucesso na América, e, então, a companhia contratou Shigeru Miyamoto para criar um game com a cara do público ocidental.
Foi aí que Miyamoto teve a ideia de criar um jogo de aventura estrelando o marinheiro Popeye. Isso seria facilitado porque a empresa já tinha licença para produzir cartas usando personagens populares nos Estados Unidos, incluindo o marinheiro, além de Mickey Mouse, Pato Donald e Bambi. O jogo do Popeye teria os moldes do game de Mario como o conhecemos: um cenário contínuo em que o herói precisaria atravessar plataformas, desviar de obstáculos e salvar Olívia Palito das garras de Brutus.
Mas, apesar da boa relação entre a Nintendo e os detentores dos direitos autorais de Popeye na época, as negociações demoraram muito mais do que a produtora japonesa imaginou, fazendo com que Yamauchi ordenasse que o jogo fosse lançado sem o personagem. Miyamoto se inspirou, então, em King Kong para transformar Brutus em um gorila-vilão, Olívia Palito virou Pauline e Popeye foi trocado por um carpinteiro bigodudo, tudo isso em um cenário portuário onde barris eram usados como obstáculos.
E foi assim que nasceu Donkey Kong,
em 1981, clássico dos fliperamas e o primeiro jogo em que Mario aparece
(ainda sem o nome lendário, sendo chamado apenas de Jumpman).
Mario só se tornou um encanador com a chegada de Mario Bros. ao arcade, em 1983, quando seu irmão Luigi apareceu pela primeira vez. No lugar do cenário portuário de Donkey Kong, os irmãos bigodudos exploravam a rede de esgoto de Nova Iorque, aniquilando insetos e tartarugas pelo caminho.
Aparecendo em mais de 200 jogos, Mario se tornou parte da cultura pop em todo o mundo, estampando, além dos games, uma imensidão de produtos, como bonecos, camisetas e itens de decoração. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele não era o personagem-título do primeiro jogo em que apareceu, quando ainda não era um encanador, e acabou surgindo como um substituto emergencial para o marinheiro.
Antes de Mario
Em 1889, Fusajiro Yamauchi fundou a Big N como uma produtora de cartas de baralho. Depois de se aventurar por outros nichos de mercado, a produtora viu, nos anos 1970, a oportunidade de entrar no universo dos jogos eletrônicos, já que os arcades ficaram populares e abriram um novo filão.No ocidente, o primeiro jogo oficialmente distribuído pela Nintendo se chamava Radar Scope, que já era o segundo arcade mais popular no Japão, perdendo somente para Pacman. Mas Radar Scope não fez o mesmo sucesso na América, e, então, a companhia contratou Shigeru Miyamoto para criar um game com a cara do público ocidental.
Foi aí que Miyamoto teve a ideia de criar um jogo de aventura estrelando o marinheiro Popeye. Isso seria facilitado porque a empresa já tinha licença para produzir cartas usando personagens populares nos Estados Unidos, incluindo o marinheiro, além de Mickey Mouse, Pato Donald e Bambi. O jogo do Popeye teria os moldes do game de Mario como o conhecemos: um cenário contínuo em que o herói precisaria atravessar plataformas, desviar de obstáculos e salvar Olívia Palito das garras de Brutus.
Mas, apesar da boa relação entre a Nintendo e os detentores dos direitos autorais de Popeye na época, as negociações demoraram muito mais do que a produtora japonesa imaginou, fazendo com que Yamauchi ordenasse que o jogo fosse lançado sem o personagem. Miyamoto se inspirou, então, em King Kong para transformar Brutus em um gorila-vilão, Olívia Palito virou Pauline e Popeye foi trocado por um carpinteiro bigodudo, tudo isso em um cenário portuário onde barris eram usados como obstáculos.
Conhece o Mario?
O nome Mario surgiu só depois do lançamento de Donkey Kong, batizado em homenagem a Mario Segale, que estava exigindo o pagamento de um aluguel atrasado em um depósito alugado pela Nintendo. O proprietário tinha algumas semelhanças com o personagem, e foi assim que Jumpman se tornou Mario, ganhando esse nome em Donkey Kong Jr, lançado no ano seguinte.Mario só se tornou um encanador com a chegada de Mario Bros. ao arcade, em 1983, quando seu irmão Luigi apareceu pela primeira vez. No lugar do cenário portuário de Donkey Kong, os irmãos bigodudos exploravam a rede de esgoto de Nova Iorque, aniquilando insetos e tartarugas pelo caminho.
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